Você precisa ter muito cuidado ao comprar imóveis na planta como apartamentos e casas em condomínio. A incorporadora e os corretores da imobiliária responsável pela venda do imóvel não pode garantir que o seu financiamento será aprovado pelo banco.
Também não é possível prever as taxas de juros que serão cobradas. O problema é que muitas vezes estas informações são utilizadas durante o processo e venda como argumentos para lhe convencer a assinar o contrato.
O corretor, a imobiliária ou a incorporadora não deveriam divulgar este tipo de informação porque induz o consumidor ao erro para facilitar a venda.
Veja o caso da reportagem:
Podemos ver na reportagem que a incorporadora divulgou em seu material publicitário que o imóvel poderia ser financiado com juros baixos através do programa Minha Casa Minha Vida. O consumidor acreditou e começou a pagar o imóvel na planta.
Para a entrega das chaves o consumidor buscou o banco e descobriu que o imóvel não poderia ser financiado com juros baixos do programa Minha Casa Minha Vida. O problema é que somente imóveis com valor abaixo de um determinado limite podem ser financiados. E o preço do imóvel durante a construção costuma ser menor do que o preço do imóvel pronto para morar.
Isto acabou se tornando uma armadilha para muitas famílias. Devemos observar que a dívida de um imóvel na planta é reajustada mensalmente pelo INCC. O preço informado no momento da compra é o preço inicial. No mês seguinte sua dívida já será outra e crescerá continuamente com o passar dos meses. Antes de comprar imóveis é fundamental entender como tudo isto funciona. Saiba mais através do Livro Negro dos Imóveis.
Leia a notícia completa clicando em: Financiar imóvel pagando menos juros na planta
Livros sobre imóveis para baixar e ler:
1) Aprenda como Investir em Imóveis
2) Baixe o livro que ensina como comprar imóveis